terça-feira, 3 de março de 2009

Blog IRIG-Madeira

A Infra-Estrutura Regional de Informação Geográfica visa a modernização da Administração Pública Regional no contexto da Sociedade de Informação, apoiando-se nas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão, processamento, arquivo, disponibilização e troca de informação geográfica.

Pretende-se com este projecto contribuir para a RAM dê mais um passo no sentido da Sociedade da informação, dando resposta às necessidades e expectativas das entidades envolvidas no projecto, bem como dos cidadãos em geral, colocando as tecnologias da informação e comunicação ao serviço do desenvolvimento económico e social da Região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Neste sentido, a DRIGOT promoveu a definição do enquadramento legal e institucional para a efectivação da IRIG, em articulação com as instituições e serviços envolvidos, assim como da sua estrutura informativa e procedimentos necessários para uma correcta integração e actualização dos dados no sistema.

Os princípios orientadores da IRIG são:

  • O sistema – núcleo de informação partilhado na responsabilidade e distribuído geograficamente, cujas componentes são actualizadas pelos agentes mandatados para o fazer. A DRIGOT realiza a validação e harmonização da informação no sentido de garantir a sua coerência;
  • Os procedimentos – principio da subsidiariedade, no sentido de a informação ser recolhida e mantida pelos agentes que mais próximo estão no terreno ou, pelo menos, em estreita articulação com estes;
  • O conteúdo – informação a recolher foi definida parcimoniosamente em função dos objectivos do sistema.

A IRIG é um vector chave para a modernização administrativa e desburocratização de processos e procedimentos, em virtude de ser um sistema utilizado pela Administração Pública e Sociedade Civil para os mais diversos fins.

Este Blog, será o portal participativo das entidades parceiros e dos cidadãos de modo a contribuir para a obtenção de normas de acordo com as necessidades regionais e locais e permitir a partilha de experiências e documentação técnicas. Por esta razão, contamos com a empenho de cada participante, com comentários e críticas construtivas e objectivas, de modo a obter documentos consensuais. Os documentos em análise serão:

  1. Modelo de Actualização Cartográfica;
  2. Manual de Gestão e Actualização da Informação do Portal GeoCidMadeira;
  3. Manual para a Produção de Cartografia e Ortofotomapas;
  4. Regulamento de Toponímia e Numeração de Polícia.

Contamos com o seu contributo.

Sem comentários:

Enviar um comentário