segunda-feira, 17 de outubro de 2011

1º Open Street Maps Party da Madeira: Santana


A Direção Regional de Informação Geográfica, em conjunto com a C.M. de Santana e os Bombeiros Voluntários de Santana, vão criar a primeira OpenStreetMap Party na Madeira. O objetivo é mapear o Concelho de Santana em dois dias: dia 5 de novembro recolha de dados em campo com GPS e dia 6 de novembro introdução dos dados no sítio http://www.openstreetmaps.org/. Assim, passamos a ter um mapa do concelho atualizado, colaborativo e disponível gratuitamente (opensource) para ser usado tanto na internet, como em ferramentas SIG ou ainda descarregar para o seu GPS pessoal.


Os participantes deverão levar consigo, caso disponham, para Santana os seguintes equipamentos:
- GPS móvel, tanto pode ser no seu telemóvel, na máquina fotográfica ou um próprio GPS de mão para o dia 5 de novembro;
- Computador portátil, de preferência com internet (apesar de a organização ter garantido internet no quartel dos Bombeiros de Santana), de modo a atualizar a cartografia do sítio de internet OpenStreetMap com os dados de campo recolhidos no dia anterior;

Senão tiver nenhum destes equipamentos, isso não impede a inscrição no evento uma vez que serão criados grupos de trabalho que permitirá pelo menos um dos membros do grupo tenha GPS e portátil. Assim, poderão partilhar experiências em trabalhar com equipamentos GPS no terreno.

A nível de alimentação e dormidas, a organização garante, gratuitamente, o jantar de 5 de novembro, o almoço de 6 de novembro e dormidas quer no quartel nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Santana e quer na Casa do Povo de Santana, se for necessário. Se pretender, a organização poderá ainda fornecer contatos de instalações hoteleiras neste concelho, não estando, neste caso incluído na inscrição. Para o almoço de 5 de novembro os participantes terão que levar uma refeição prática, uma vez que a refeição será feita durante a recolha de dados em campo.

O programa do evento é:
5 de novembro:
9h - Concentração no quartel dos Bombeiros Voluntários de Santana (coordenadas 32°48'35.50"N e 16°53'13.02"W) onde serão criados os grupos de trabalho e breve explicação dos elementos a adquirir em campo.
18h - Recolher obrigatório no quartel dos Bombeiros Voluntários de Santana para entrega dos dados recolhidos em campo.
20.30h - Jantar convívio no Centro Social da Silveira;

Para quem quiser pernoitar em Santana e não tiver local onde ficar, dormida está garantida pela organização nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Santana.

6 de novembro:
10h - Concentração no quartel dos Bombeiros Voluntários de Santana para iniciar
os trabalhos de mapeamento do concelho de Santana no OSM;
14h - Almoço oferecido pela CM de Santana no Centro Social da Silveira;
16h - Visita ao Parque Temático da Madeira;

Para mais informações:
https://www.facebook.com/MadeiraOSMP
Qualquer dúvida ou inscrições pode ainda contatar:

LuisAntunes.SRES@gov-madeira.pt

Para Saber mais sobre o projeto OSM, veja o seguinte filme:




Estão todos convidados a vir a Santana. Aceita o desafio?
Inscrições gratuitas on-line através do seguinte formulário:

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

IRIG-Madeira recebeu prémio Europeu







UE distingue melhores práticas europeias no domínio das infra-estruturas espaciais

A directora regional de Informação Geográfica, Maria João Neves, foi recebida dia 12 de Outubro , em Bruxelas para, em representação da Secretaria Regional do Equipamento Social, receber o prémio “EUROGI/eSDI-Net sub-national SDIs Best Practices Awards 2011: SDI Self-Assessment Framework”.
Promovido pela rede europeia eSDI-Net+, este galardão pretende reconhecer as Melhores Práticas Europeias no campo das Infra-estruturas de Dados Espaciais (IDE), tendo a Secretaria Regional do Equipamento Social sido distinguida com o primeiro lugar contra mais de 150 candidaturas apresentadas por cerca de 50 países europeus.
O júri de peritos internacionais escolheu o projecto IRIG - Infra-estrutura Regional de Informação Geográfica, relevando a extraordinária qualidade do trabalho realizado pela Direcção Regional de Informação Geográfica.
A cerimónia de entrega dos prémios aconteceu em Bruxelas, na sede da Organização Europeia EUROGI, e foi antecedida pela apresentação de alguns dos trabalhos premiados.
A saber: Infraestrutura Regional de Informação Geográfica, IRIG-Madeira, Portugal, Maria João Neves, IRIG-Madeira; The National Address Gazetteer Database, United Kingdom, Steve Brandwood, GeoPlace; GéoBretagne, France, Pierre Karleskind, Conseil Régional de Bretagne and Fabrice Phung, DREAL Bretagne/COPREV; Vastgoed Rijksoverheid, the Netherlands, Elvera van de Panne, Real-estate board of the Ministry of Finance; Caroline Porsius, GIS Competence Center of the Ministry of Economic Affairs, Agriculture en Innovation ; - Infraestructura de Datos Espaciales de Zaragoza (IDEZar), Spain, Maria Jesus Fernandez Ruiz, Zaragoza City Council: geo.admin.ch: the geoportal of the Swiss Confederation, Switzerland, David Oesch, Bundes Geodaten-Infrastruktur (BGDI).

Miguel Angelo
Extracto de Noticia publicada pelo Jornal da Madeira em 13/10/2011

A Direcção Regional de Informação Geográfica agradece a todos os Parceiros IRIG que fizeram deste projeto um sucesso Europeu, o que só pode motivar mais ainda o grupo de pessoas que trabalha para este projeto, em todos os serviços regionais e locais da Região Autónoma da Madeira. O nosso muito obrigado.